Sistemas de Monitoramento para Geração Distribuída

Sistema para Geração Distribuída

Plataforma SolarHub

A SolarHub é uma plataforma web desenvolvida especialmente para monitoramento de projetos de mini-geração distribuída (acima de 75 KW) concebidos no ambiente da Resolução 482 da Aneel. 


Dentre as suas funções principais, destacamos:

  • Monitoramento dos equipamentos da usina. Normalmente, monitoramos inversores, combiner boxes, disjuntores, estações solarimétricas, e fluxos de energia nos principais pontos da usina.
  • Medição de faturamento da distribuidora. Para poder fazer o balanço energético do empreendimento, acompanhamos a medição da concessionária local para identificar possíveis perdas ou desvios.
  • Gestão de faturas nos pontos de consumo. Tipicamente, uma usina atende a vários pontos de consumo de pequeno porte. Em muitos projetos, é importante comparar os volumes de energia gerada e de energia creditada para os vários pontos atendidos pela usina.
  • Portal SolarHub. Site onde nossos clientes podem acessar os dados de seus empreendimentos em tempo real. O sistema exibe informações de consumo, geração, tensões, correntes capturadas a cada minuto, em inúmeras usinas distintas. 

Para entregar tudo isso, usamos equipamentos próprios e de terceiros adequados para cada finalidade, assim como bancos de dados de última geração capazes de filtrar, ordenar e agregar enormes volumes de dados. A interface da plataforma é inteiramente customizada para cada cliente e cada projeto, em função dos equipamentos utilizados.


A SolarHub é a solução ideal para usinas até 5 MW pela versatilidade e pelo baixo custo. Além disso, permite fazer a gestão das faturas nos pontos de consumo, com o processamento eletrônico das faturas emitidas pela concessionária em cada um dos pontos. As informações de consumo, créditos e valores a pagar são extraídas automaticamente pela ferramenta, que ainda valida e audita cada uma das faturas.