Automação de redes de varejo e pequenos comércios

Controle do ar condicionado e iluminação

Ar condicionado e iluminação representam quase 90% do consumo de lojas, farmácias e pequenos comércios. Por isso, criamos uma solução simples que permite a busca de reduções no consumo de energia desses dois tipos de carga.  


O comércio de pequeno porte normalmente usa máquinas de ar condicionado do tipo "split" totalmente independentes. O sistema permite o agendamento de toda a operação semanal das máquinas, e o acompanhamento da operação das máquinas em função da temperatura dentro e fora da loja. O sistema é capaz de expurgar o efeito da temperatura, e permite comparar a performance de unidades em Fortaleza e em Curitiba, por exemplo.


A iluminação também pode ser totalmente automatizada, tanto a do salão de vendas como a de áreas internas, totens, fachadas e estacionamentos. O objetivo é evitar desperdícios e identificar potenciais de economia através de modernização de equipamentos.


Saber o que acontece nas lojas, e poder atuar nas suas principais cargas ajuda muito a controlar os custos de manutenção. Além disso, a criação de "rankings" de eficiência, comparando as várias lojas da rede, em diferentes regiões do país, é essencial para a implantação de processos de melhoria contínua.

Loja do Grupo RaiaDrogasil

Loja do Grupo RaiaDrogasil